Litotripsia para quebrar pedra nos rins. A litotripcia é um método bastante utilizado para tratamento de cálculo renal - pedra nos rins. Litotripsia.

 

Litotripsia

Litotripsia Choque

 

 

Sem dúvida o método mais utilizado pelos urologistas para eliminação de cálculos renais é a Litotripsia com Ondas de Choque Extracorpórea (LEOC, LOCE ou LECO), um aparelho que emite ondas de choque tentando fragmentar a pedra no rim. Apesar da grande maioria dos médicos defenderem e indicarem este método, vale ressaltar que o mesmo nem sempre resolve o problema, além de oferecer alguns riscos.

 

Após o tratamento e a prescrição de analgésicos, é comum o paciente receber alta e ir para casa. Durante o período de repouso em casa, deve ficar atento quanto à presença de cólicas e sangramento na urina.

 

 

 

Após o tratamento o paciente será alertado para filtrar a urina e separar os fragmentos de cálculos. Caso apresente febre elevada, dor muito intensa, dificuldades para urinar, sangramentos, náuseas e vômitos que não melhoram com os medicamentos receitados, o paciente deve procurar seu médico.

 

Em 30 dias, são realizados novos exames (radiografias e ultrassom), que avaliam se o cálculo foi eliminado ou se ainda existem fragmentos residuais.

 

Os problemas mais comuns relacionados ao uso da litotripsia são hematúria, contusão renal e hematomas perirenais ou pararenais, eritema cutâneo e/ou petéquias, pancreatite aguda, gastroduodenite aguda, arritmias cardíacas ou contusões pulmonares ou ainda em decorrência da migração dos fragmentos: obstrução urinária e cólica renoureteral. Problemas posteriores ao tratamento por litotripcia que podem surgir são o desenvolvimento de diabetes e hipertensão arterial.

 

 

Os tipos de litotripsia não invasivas existentes são:

 

* Litotripsia Extracorpórea Eletrohidráulica - O princípio de geração de ondas de choque por método eletrohidráulico é baseado na descarga elétrica de alta tensão em um eletrodo dentro da água. A faísca gerada provoca a vaporização da água ao redor do eletrodo, criando um gradiente de pressão que se converte em uma onda de choque.

 

* Litotripsia Extracorpórea Eletromagnética (Bobina Plana) - No litotritor eletromagnético, a onda de choque é gerada pelo movimento de uma placa metálica imersa em água dentro de um tubo. Este movimento é realizado através de um campo magnético criado por uma bobina, o qual atrai ou repele a placa metálica. Com este movimento, é gerada uma onda de choque plana que é focada por meio de uma lente acústica para o ponto onde o cálculo deverá ser posicionado.

 

* Litotripsia Extracorpórea Piezoelétrica - O litotritor piezoelétrico consiste em uma semiesfera onde estão inseridos vários cristais piezoelétricos focados para um ponto. Quando uma corrente elétrica excita os cristais, estes vibram, produzindo pequenas ondas de choques que convergem para a região focal.